terça-feira, 13 de setembro de 2016

Registro do nome “KAPAP – Israeli Krav Maga”.

Registro do nome “KAPAP – Israeli Krav Maga”.

Documento Original de registro de "KAPAP - Israeli Krav Maga" em Israel 


Nos anos 2.000, o Major Avi Nardia, já famoso por ensinar seu método de defesa pessoal em Israel, tendo inclusive reformulado o programa de treinamento da famosa unidade de policia israelense, a unidade de anti terrorismo - YAMAN, decidiu registrar esse sistema de treinamento, uma vez que a partir de então passaria a disseminar no meio civil e não mais apenas no meio militar. 

A fim de evitar confusões, Avi Nardia decide não utilizar apenas o termo “Krav Maga” (que é uma expressão genérica), pois verifica que vários sistemas diferentes adotam o mesmo nome, e muitos destes, se mostraram ineficientes aos seus olhos. 

Dessa forma, o Major Avi Nardia resgata o termo KAPAP (em homenagem aos antepassados), a primeira arte legitimamente israelense, e acrescenta o correspondente hebraico para “arte marcial” – Krav Maga. Assim, Avi Nardia registra em Israel, o nome “KAPAP – Israeli Krav Maga” como o seu sistema de treinamento, baseado em todas as experiências vividas nos meios militares, policiais e de artes marciais, em Israel e no Japão, unindo “o tradicional e o moderno”.

Muito embora, KAPAP e KRAV MAGA, sejam de Israel, bem como seus nomes são similares,  não há que confundi-los, é uma similaridade de nomes, e alguns exemplos de técnicas parecidos se analisados e forma rápida e primária, possuindo histórias diferentes, e principalmente metodologias totalmente distintas.

Segue abaixo o documento de registro do nome "KAPAP - Israeli Krav Maga" traduzido para o português através do professor de Hebraico, Sr. João Alves Correia - Kadima Cursos e Idiomas.


Tradução do documento original de registro do KAPAP em Israel.



Artigos do historiador e pesquisador israelense Noah Gross: