sexta-feira, 19 de agosto de 2016

KAPAP: No passado, presente, e no futuro. By Avi Nardia

KAPAP: No passado, presente, e no futuro.



KAPAP: No passado, presente, e no futuro.
Escrito por Avi Nardia


Quando voltei para Israel depois de 8 anos estudando artes marciais no exterior (principalmente no Japão), eu fui recrutado de volta para o exército israelense pelo tenente-coronel Avi Harus (RIP) para criar um novo sistema de combate corpo a corpo para recrutas das forças especiais do exército. Eu tinha sido anteriormente um sub-oficial sênior, atingindo a patente de Major.

Quando eu avaliei o programa já existente, descobri que o sistema de artes marciais que eles estavam praticando não era atualizado a mais de 30 anos. Eu desenvolvi uma nova abordagem ao currículo que era mais prática, eficaz e adaptada à realidade. Este programa que desenvolvi foi a base para o que viria a se tornar uma das artes marciais mais respeitadas do mundo.
Quando a unidade de elite do contra-terrorismo de Israel queria atualizar seu sistema, todo treinador de CQB* em Israel queria estar nessa posição de prestígio; incluindo ex-operadores. A unidade é chamada de YAMAM e é a divisão de Operações Especiais da polícia nacional israelense, reconhecida como uma das unidades mais experientes em combate no mundo.

Como um Sargento-Mestre** da  YAMAM, e com o meu conhecimento de artes marciais, construí um novo sistema de combate corpo a corpo para uma das unidades de Operações de Elite. Eu nomeei como KAPAP - Krav Panim El Panim - um acrônimo hebraico usado na época da Segunda Guerra Mundial, que significa "Combate Face a Face.".

Eu nomeei o novo sistema como KAPAP, a fim de garantir a distinção em relação aos estilos existentes de Krav Maga. Para referência, 'Krav Maga' tornou-se o nome padrão para a artes marciais militares a partir do final dos anos 1960.

Quando eu desenvolvi o "KAPAP - Israeli Krav Maga", era algo construído especificamente como um programa para a unidade especializada de agentes. No entanto, não demorou muito até que o nosso novo sistema fosse reconhecido como um programa extremamente eficaz. Mesmo o nosso sistema não sendo originalmente planejado para o público em geral ou mesmo artistas marciais, o KAPAP rapidamente ganhou popularidade e uma forte reputação entre a comunidade CQB.
Eventualmente, eu me deslocava para fora de Israel, e comecei a compartilhar princípios e métodos de táticas defensivas para civis e policiais. 

O KAPAP continuou a crescer, e durante estes últimos anos, eu estive viajando sem parar para ensinar. Agora, eu tenho uma grande equipe de instrutores com escolas de KAPAP em todo o mundo. Temos até escola de KAPAP na Antártida. 
Em apenas 15 anos, o KAPAP deixou de ser um sistema de um pequeno grupo de operacionais, e passou a ser um sistema mundial, disponível para todos.

Meu foco principal é o constante crescimento e desenvolvimento da qualidade dos meus instrutores para que a mesma mensagem, técnicas e espírito possam ser aprendidos em cada escola. 

A fim de conseguir isso, a organização é essencial. Seguindo o incentivo dos meus amigos e professores, eu construí a Avi Nardia Academy como a minha equipe mundial de escolas. Sou faixa-preta em Karate, Judo, Jiu Jistu Japonês, e Brazilian Jiu Jitsu (Machado), também instrutor sênior com o título de Kyoshi (7o dan) pelo lendario professor Hanshi Patrick McCarthy.
Minha escola - Avi Nardia Academy é uma escola de artes marciais práticas, que inclui combate corpo a corpo, facas, bastão, armas de fogo, e tudo mais. 

Nós ensinamos o tradicional, esportivo e combativo, sob uma única bandeira, para qualquer um que queira aprender e progredir, tendo apenas um pré-requisito importante: a integridade.

O KAPAP não é mais apenas as "Artes marciais das Forças Especiais de Israel".

Estou honrado por ter um estudante maravilhoso de 72 anos na minha academia. 
Este é um exemplo do KAPAP como eu vejo para o futuro. Precisamos apoiar os civis; incluindo mulheres, crianças, idosos e adolescentes. Eu vejo minhas realizações pessoais na vida de forma muito diferente do que costumava ver, e agora estou valorizando por exemplo  mais o ensino de crianças com alguma deficiência do que o ensino de Forças Especiais.

Eu ensino a partir do coração, como um guerreiro. 
Minha ética está centrada na verdade, amor e paz. 
Eu encorajo meus alunos a serem compassivos, sem serem vulneráveis. 

Algo interessante sobre as pessoas, é que mesmo sendo fisicamente fortes ou fracos, todos nós podemos escolher ser gentis, respeitosos e pacíficos.

Escrito por Avi Nardia
Traduzido para o português.
KAPAP Brasil
www.avinardia.com

Notas de Tradução
* CQB: Close Quarter Batle - Combate em ambiente fechado.
** Master Seargent: Sargento-Mestre - Patente do Exército de Israel.

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Mensagem do mestre Avi Nardia

Mensagem do nosso grande mestre, Major Avi Nardia



Querida Família,
Eu criei o sistema KAPAP como membro e instrutor oficial da Unidade Contra-Terrorismo de Israel - YAMAM.
Durante esse tempo na Unidade, o sistema hoje conhecido como KAPAP não teve um nome, porque o meu ensino era conhecido apenas pelo meu nome: Avi Nardia.
A fim de proporcionar a união entre todos os meus alunos, eu trouxe de volta o antigo nome de KAPAP que estava completamente em desuso nas Artes Marciais Israelitas.
Eu optei pelo nome KAPAP por causa dos valores tradicionais historicamente representados e também para me distinguir no meio de todos os problemas que vi nos outros sistemas.
A grande custo pessoal, eu dediquei a minha vida a viajar e a partilhar o meu ensino em todo o mundo. É por isso que o KAPAP ganhou reconhecimento mundial e é agora conhecido como o sistema principal.
Hoje, eu olho para o progresso da KAPAP ao redor do mundo e estou muito orgulhoso, mas também preocupado com a moralidade e ética de muitas pessoas que pretendem ensinar o meu sistema.
Dá para acreditar que há pessoas que afirmam ser o "real" KAPAP mas nunca tiveram contacto com o sistema em si?
É a mesma coisa que ter tentado ensinar Jeet Kun Do em 1969, mas nunca ter treinado com o Bruce Lee.
Como professor, eu prefiro ser humilde e ter permitido que outras pessoas tenham tomado posições de crédito e de liderança na KAPAP. No entanto, a fim de proteger a integridade do meu sistema e levar o KAPAP para o próximo nível, decidi deixar claro que eu sou o fundador e professor de KAPAP no mundo.
Eu sempre disse que o primeiro requisito para ensinar KAPAP é a integridade. Uma pessoa que não é meu aluno não pode possivelmente saber o que é KAPAP ou pretender ensinar os meus princípios. Sem integridade, não é legítimo ensinar KAPAP.
Eu sou Avi Nardia, sou KAPAP, e minha escola é a Avi Nardia Academy.
Convido todos os que conhecem o significado de integridade para se juntarem a mim agora.

Escrito por:
Avi Nardia
Major do Exército de Israel
Líder Mundial do KAPAP - Israeli Krav Maga




KAPAP e Krav Maga - Qual a diferença?

KAPAP E KRAV MAGÁ - QUAL A DIFERENÇA?



Um dos primeiros questionamentos de quem conhece ou ouve falar do KAPAP, é saber qual a diferença em relação ao Krav Maga. Primeiramente, deve-se saber que existem inúmeras escolas com diferentes formas de ensino das duas artes. Nessa comparação, utilizaremos a nossa escola de KAPAP, fundada pelo major israelense Avi Nardia, e as duas principais escolas de Krav Maga do Brasil.

DIFERENÇAS HISTÓRICAS


O KAPAP começou a ser desenvolvido em 1930, e depois é estabelecido juntamente com a formação da primeira unidade Israelense de Forças Especiais, em 14 de maio de 1941 – o Pal’mach (um acrônimo hebraico para Plugot Machatz).
O treinamento que os comandos Pal’mach receberam, se chamava KAPAP – um acrônimo hebraico para Krav Panin El Panin, sendo o KAPAP também ministrado para a milícia Haganah.
Nos tempos atuais, o KAPAP foi resgatado e atualizado através dos mestres Avi Nardia – Major do exército israelense, e Chaim Peer – Tenente Coronel das Forças Especiais de Israel, sendo difundido pelo mundo no início dos anos 2000.


O Krav Maga, possui sua criação através de uma figura central, o seu criador Imi Lichtenfeld, nos anos 1940, que usou suas habilidades de combate defendendo um quarteirão judeu em Bratislava, Hungria, e após isso foi migrado para Israel. Ao final dos anos 80, o Krav Magá passou a ser difundido pelo mundo através de pessoas que treinaram diretamente com Imi.
Desde o falecimento de seu criador, foram fundadas diversas organizações através de diferentes mestres, não havendo uma liderança única mundial reconhecida por todas essas organizações.





DIFERENÇAS TÉCNICAS

Visualmente, durante a execução das técnicas, um leigo pode se confundir e achar as artes parecidas, porém com um pouco de atenção, verá a diferença entre elas.

O sistema de ensino no Krav Maga, se baseia em técnicas de contra-ataque ou preventivas, com foco em ataques em pontos sensíveis do corpo. Não há competições, e em raras ocasiões acontecem combates (normalmente para alunos com altas graduações). O foco do Krav Maga se dá no ensino de técnicas para saídas de situações específicas. Algumas técnicas do Krav Maga são: Socos Genitais, Chute Regular, Saídas de Estrangulamentos, Kavaller (torções), e muitas outras, de acordo com a grade curricular da organização.


No KAPAP, o ensino se baseia em conceitos, onde á partir destes conceitos, o aluno desenvolverá a sua própria técnica, sob orientação de seu instrutor. Durante as aulas, os alunos são submetidos a situações de stress psicofísico, e é comum as atividades de combate sob stress, além de uso de elementos como água, escuridão e bombas de efeito. Alguns dos conceitos do KAPAP são: Dois Pontos, Posição Relativa, Defesa Corporal, Dois “T’s”, Manter o Contato, Ocupar a Linha Média, Confusão Muscular, Tomada do Centro de Gravidade, dentre outros.

Além da defesa pessoal, no KAPAP se trabalha técnicas de tiro (ICPS - Tiro Israelense), técnicas aquáticas (jornada anfíbia), montanhismo, e demais instruções que se fizerem necessárias.

Dicas para escolher:

Recomendamos SEMPRE que o interessado em praticar alguma arte marcial, realize uma pesquisa sobre a modalidade, escola, sobre o instrutor, seu mestre, e faça uma visita para assistir um treino ou aula experimental.

Não se deixe enganar pela conversa do professor, confie no que você vê e sente, pois existem muitos profissionais "bons de lábia".

Procure ver como os alunos mais antigos se movimentam em treino ou combate.

Veja se há preocupação com a aproximação da realidade nos movimentos e técnicas.

Escolha um ambiente em que se sinta bem, com boas pessoas, afinal, você deverá passar bastante tempo treinando.

No vídeo abaixo, veja como é o teste para a certificação do Instrutor de KAPAP (somente o que se pode mostrar):




Encontre um instrutor de KAPAP no site:
www.kapapbrasil.com.br





Uso não autorizado da logo KAPAP

SOBRE O USO NÃO AUTORIZADO DA LOGO DO KAPAP





Texto escrito por Jim Wagner, criador da logo tradicional do KAPAP:


    Assim como existem ladrões em qualquer profissão, infelizmente, há ladrões na comunidade das artes marciais também. Meu bom amigo Avi Nardia, que encorajei a introduzir o sistema KAPAP fora de Israel em 2002, escreveu-me recentemente sobre o logotipo original KAPAP que eu projetei para ele usar no mesmo ano. Ele me disse que muitas pessoas estão usando o logotipo que eu projetei, e ele era a única pessoa que autorizou a usá-lo.

      O logotipo KAPAP (em hebraico e Inglês com a estrela de David entre as duas palavras) apareceu pela primeira vez no primeiro vídeo KAPAP (VHS) que produziu chamado “KAPAP: Artes Marciais das Forças Especiais israelenses”. O vídeo tem uma fotografia que mostra o Major Avi Nardia das Forças de Defesa de Israel empurrando o rosto do sargento Uri Kaffe na areia (uma técnica usada para derrubar um terrorista). Eu produzi o vídeo sob o meu nome da empresa WAR Arts, que é protegido por direitos autorais.
      O único erro que eu fiz, o que eu deveria ter feito agora olhando para trás, foi a obtenção de uma marca para o meu logotipo KAPAP do United States Patent and Trademark Office. É uma formalidade legal, mas é bastante fácil de provar, ainda hoje, que o logotipo é minha propriedade desde milhares de cópias do meu videoteipe foram vendidos desde 2002. No entanto, na mesma época na história Eu estava ocupado, e eu ainda sou, com o meu próprio sistema de proteção individual baseado na realidade. Eu dei para Avi permissão exclusiva para usar o logotipo em 2002 e, como um bom amigo que eu nunca iria retirar essa oferta.
         Avi tinha feito tanto por mim por me convidar a Israel para treinar a polícia israelense e militares, que era o mínimo que eu poderia fazer em troca. Eu queria ver o sistema KAPAP crescer, e ao longo da década que se espalhou por todo o mundo. Portanto, se ninguém me pediu para usar o logotipo KAPAP, e ninguém pediu a Avi Nardia sua permissão para usá-lo, em seguida, essas pessoas não estão autorizados a utilizar o logotipo. Não pedir permissão para qualquer um de nós equivale a roubo. Se um instrutor KAPAP usa um logotipo sem permissão, em seguida, deve-se também perguntar sobre sua ética, e deve tal pessoa estar ensinando publicamente?

Avi escreveu-me a pedir-me para enviar-lhe uma carta para esclarecer minha posição sobre meu logotipo KAPAP, e por isso eu decidi fazer um pouco melhor - informar todos os artistas marciais e comunidade tática.

Jim Wagner
http://www.jimwagnertraining.com/bioisrael.html

Artigo Original:
http://avinardia.com/the-kapap-logo/

A HISTÓRIA DO KAPAP

A HISTÓRIA DO KAPAP


O sistema KAPAP foi desenvolvido nos anos 1930, nos campos Judeus de “Aliyah” (ma-ha-not Olim) como treino de preparação antes de ir para a Palestina. Iniciou como um sistema de luta que teve a contribuição de diversos praticantes. A milícia “Palmach” adotou o KAPAP como parte integrante de seu programa de treinamento para recrutas.
O Principal foco era melhorar a capacidade física dos recrutas, elevando a “força de espírito”, desenvolvendo habilidades defensivas e ofensivas, quando necessário.
O treinamento incluía técnicas com armas brancas, boxe, judô e facas.
O sistema de combate com bastão foi adotado das forças Britânicas na época de ocupação na Índia “The Walking Stick Method of Self-Defence – La Canne”, com um bastão denominado “Nabut” (bastão de aproximadamente 1 metro de comprimento).

Principais Contribuidores:

Gershon Kopler: Instrutor de Judô e Jujutsu, que estabeleceu e organizou o treinamento de defesa pessoal como parte do KAPAP no Palmach e da Haganah.

Yehuda Marcus: Treinador Físico, de judô e jujitsu, substitui Gershon após sua morte.

Moshe Finkel: Instrutor de Fitness do Palmach. Integrando diferentes tipologas para a arte no treinamento dos regimentos.

Maishel Horovitz: Instrutor Oficial de KAPAP nos comandos Palmach, desenvolvendo as técnicas de bastão curto, que fez o termo KAPAP ficar conhecido na época.

Menashe Harel: Contribuiu para o desenvolvimento do combate com bastão curto, sendo o único instrutor que fez uso do estilingue.

Meir Rabinovitz: Combate com Facas.

Itzhak Stibel: Instrutor de Boxe.

Resgate do KAPAP
O termo KAPAP foi colocado em desuso oficialmente pelas forces militares à partir dos anos 40, até os anos 2000, onde o termo se limitava a descrever o uso histórico pelos movimentos judaicos Palmach e Haganah;

No final do ano 2000, o Major Avi Nardia decide NÃO UTILIZAR os termos genéricos “Krav Maga” e resgata o termo KAPAP – Krav Panin El Panin e estabelece a Federação Internacional de KAPAP, com sede em Israel.