sexta-feira, 19 de agosto de 2016

KAPAP: No passado, presente, e no futuro. By Avi Nardia

KAPAP: No passado, presente, e no futuro.



KAPAP: No passado, presente, e no futuro.
Escrito por Avi Nardia


Quando voltei para Israel depois de 8 anos estudando artes marciais no exterior (principalmente no Japão), eu fui recrutado de volta para o exército israelense pelo tenente-coronel Avi Harus (RIP) para criar um novo sistema de combate corpo a corpo para recrutas das forças especiais do exército. Eu tinha sido anteriormente um sub-oficial sênior, atingindo a patente de Major.

Quando eu avaliei o programa já existente, descobri que o sistema de artes marciais que eles estavam praticando não era atualizado a mais de 30 anos. Eu desenvolvi uma nova abordagem ao currículo que era mais prática, eficaz e adaptada à realidade. Este programa que desenvolvi foi a base para o que viria a se tornar uma das artes marciais mais respeitadas do mundo.
Quando a unidade de elite do contra-terrorismo de Israel queria atualizar seu sistema, todo treinador de CQB* em Israel queria estar nessa posição de prestígio; incluindo ex-operadores. A unidade é chamada de YAMAM e é a divisão de Operações Especiais da polícia nacional israelense, reconhecida como uma das unidades mais experientes em combate no mundo.

Como um Sargento-Mestre** da  YAMAM, e com o meu conhecimento de artes marciais, construí um novo sistema de combate corpo a corpo para uma das unidades de Operações de Elite. Eu nomeei como KAPAP - Krav Panim El Panim - um acrônimo hebraico usado na época da Segunda Guerra Mundial, que significa "Combate Face a Face.".

Eu nomeei o novo sistema como KAPAP, a fim de garantir a distinção em relação aos estilos existentes de Krav Maga. Para referência, 'Krav Maga' tornou-se o nome padrão para a artes marciais militares a partir do final dos anos 1960.

Quando eu desenvolvi o "KAPAP - Israeli Krav Maga", era algo construído especificamente como um programa para a unidade especializada de agentes. No entanto, não demorou muito até que o nosso novo sistema fosse reconhecido como um programa extremamente eficaz. Mesmo o nosso sistema não sendo originalmente planejado para o público em geral ou mesmo artistas marciais, o KAPAP rapidamente ganhou popularidade e uma forte reputação entre a comunidade CQB.
Eventualmente, eu me deslocava para fora de Israel, e comecei a compartilhar princípios e métodos de táticas defensivas para civis e policiais. 

O KAPAP continuou a crescer, e durante estes últimos anos, eu estive viajando sem parar para ensinar. Agora, eu tenho uma grande equipe de instrutores com escolas de KAPAP em todo o mundo. Temos até escola de KAPAP na Antártida. 
Em apenas 15 anos, o KAPAP deixou de ser um sistema de um pequeno grupo de operacionais, e passou a ser um sistema mundial, disponível para todos.

Meu foco principal é o constante crescimento e desenvolvimento da qualidade dos meus instrutores para que a mesma mensagem, técnicas e espírito possam ser aprendidos em cada escola. 

A fim de conseguir isso, a organização é essencial. Seguindo o incentivo dos meus amigos e professores, eu construí a Avi Nardia Academy como a minha equipe mundial de escolas. Sou faixa-preta em Karate, Judo, Jiu Jistu Japonês, e Brazilian Jiu Jitsu (Machado), também instrutor sênior com o título de Kyoshi (7o dan) pelo lendario professor Hanshi Patrick McCarthy.
Minha escola - Avi Nardia Academy é uma escola de artes marciais práticas, que inclui combate corpo a corpo, facas, bastão, armas de fogo, e tudo mais. 

Nós ensinamos o tradicional, esportivo e combativo, sob uma única bandeira, para qualquer um que queira aprender e progredir, tendo apenas um pré-requisito importante: a integridade.

O KAPAP não é mais apenas as "Artes marciais das Forças Especiais de Israel".

Estou honrado por ter um estudante maravilhoso de 72 anos na minha academia. 
Este é um exemplo do KAPAP como eu vejo para o futuro. Precisamos apoiar os civis; incluindo mulheres, crianças, idosos e adolescentes. Eu vejo minhas realizações pessoais na vida de forma muito diferente do que costumava ver, e agora estou valorizando por exemplo  mais o ensino de crianças com alguma deficiência do que o ensino de Forças Especiais.

Eu ensino a partir do coração, como um guerreiro. 
Minha ética está centrada na verdade, amor e paz. 
Eu encorajo meus alunos a serem compassivos, sem serem vulneráveis. 

Algo interessante sobre as pessoas, é que mesmo sendo fisicamente fortes ou fracos, todos nós podemos escolher ser gentis, respeitosos e pacíficos.

Escrito por Avi Nardia
Traduzido para o português.
KAPAP Brasil
www.avinardia.com

Notas de Tradução
* CQB: Close Quarter Batle - Combate em ambiente fechado.
** Master Seargent: Sargento-Mestre - Patente do Exército de Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário