quinta-feira, 18 de agosto de 2016

KAPAP e Krav Maga - Qual a diferença?

KAPAP E KRAV MAGÁ - QUAL A DIFERENÇA?



Um dos primeiros questionamentos de quem conhece ou ouve falar do KAPAP, é saber qual a diferença em relação ao Krav Maga. Primeiramente, deve-se saber que existem inúmeras escolas com diferentes formas de ensino das duas artes. Nessa comparação, utilizaremos a nossa escola de KAPAP, fundada pelo major israelense Avi Nardia, e as duas principais escolas de Krav Maga do Brasil.

DIFERENÇAS HISTÓRICAS


O KAPAP começou a ser desenvolvido em 1930, e depois é estabelecido juntamente com a formação da primeira unidade Israelense de Forças Especiais, em 14 de maio de 1941 – o Pal’mach (um acrônimo hebraico para Plugot Machatz).
O treinamento que os comandos Pal’mach receberam, se chamava KAPAP – um acrônimo hebraico para Krav Panin El Panin, sendo o KAPAP também ministrado para a milícia Haganah.
Nos tempos atuais, o KAPAP foi resgatado e atualizado através dos mestres Avi Nardia – Major do exército israelense, e Chaim Peer – Tenente Coronel das Forças Especiais de Israel, sendo difundido pelo mundo no início dos anos 2000.


O Krav Maga, possui sua criação através de uma figura central, o seu criador Imi Lichtenfeld, nos anos 1940, que usou suas habilidades de combate defendendo um quarteirão judeu em Bratislava, Hungria, e após isso foi migrado para Israel. Ao final dos anos 80, o Krav Magá passou a ser difundido pelo mundo através de pessoas que treinaram diretamente com Imi.
Desde o falecimento de seu criador, foram fundadas diversas organizações através de diferentes mestres, não havendo uma liderança única mundial reconhecida por todas essas organizações.





DIFERENÇAS TÉCNICAS

Visualmente, durante a execução das técnicas, um leigo pode se confundir e achar as artes parecidas, porém com um pouco de atenção, verá a diferença entre elas.

O sistema de ensino no Krav Maga, se baseia em técnicas de contra-ataque ou preventivas, com foco em ataques em pontos sensíveis do corpo. Não há competições, e em raras ocasiões acontecem combates (normalmente para alunos com altas graduações). O foco do Krav Maga se dá no ensino de técnicas para saídas de situações específicas. Algumas técnicas do Krav Maga são: Socos Genitais, Chute Regular, Saídas de Estrangulamentos, Kavaller (torções), e muitas outras, de acordo com a grade curricular da organização.


No KAPAP, o ensino se baseia em conceitos, onde á partir destes conceitos, o aluno desenvolverá a sua própria técnica, sob orientação de seu instrutor. Durante as aulas, os alunos são submetidos a situações de stress psicofísico, e é comum as atividades de combate sob stress, além de uso de elementos como água, escuridão e bombas de efeito. Alguns dos conceitos do KAPAP são: Dois Pontos, Posição Relativa, Defesa Corporal, Dois “T’s”, Manter o Contato, Ocupar a Linha Média, Confusão Muscular, Tomada do Centro de Gravidade, dentre outros.

Além da defesa pessoal, no KAPAP se trabalha técnicas de tiro (ICPS - Tiro Israelense), técnicas aquáticas (jornada anfíbia), montanhismo, e demais instruções que se fizerem necessárias.

Dicas para escolher:

Recomendamos SEMPRE que o interessado em praticar alguma arte marcial, realize uma pesquisa sobre a modalidade, escola, sobre o instrutor, seu mestre, e faça uma visita para assistir um treino ou aula experimental.

Não se deixe enganar pela conversa do professor, confie no que você vê e sente, pois existem muitos profissionais "bons de lábia".

Procure ver como os alunos mais antigos se movimentam em treino ou combate.

Veja se há preocupação com a aproximação da realidade nos movimentos e técnicas.

Escolha um ambiente em que se sinta bem, com boas pessoas, afinal, você deverá passar bastante tempo treinando.

No vídeo abaixo, veja como é o teste para a certificação do Instrutor de KAPAP (somente o que se pode mostrar):




Encontre um instrutor de KAPAP no site:
www.kapapbrasil.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário