quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Uso não autorizado da logo KAPAP

SOBRE O USO NÃO AUTORIZADO DA LOGO DO KAPAP





Texto escrito por Jim Wagner, criador da logo tradicional do KAPAP:


    Assim como existem ladrões em qualquer profissão, infelizmente, há ladrões na comunidade das artes marciais também. Meu bom amigo Avi Nardia, que encorajei a introduzir o sistema KAPAP fora de Israel em 2002, escreveu-me recentemente sobre o logotipo original KAPAP que eu projetei para ele usar no mesmo ano. Ele me disse que muitas pessoas estão usando o logotipo que eu projetei, e ele era a única pessoa que autorizou a usá-lo.

      O logotipo KAPAP (em hebraico e Inglês com a estrela de David entre as duas palavras) apareceu pela primeira vez no primeiro vídeo KAPAP (VHS) que produziu chamado “KAPAP: Artes Marciais das Forças Especiais israelenses”. O vídeo tem uma fotografia que mostra o Major Avi Nardia das Forças de Defesa de Israel empurrando o rosto do sargento Uri Kaffe na areia (uma técnica usada para derrubar um terrorista). Eu produzi o vídeo sob o meu nome da empresa WAR Arts, que é protegido por direitos autorais.
      O único erro que eu fiz, o que eu deveria ter feito agora olhando para trás, foi a obtenção de uma marca para o meu logotipo KAPAP do United States Patent and Trademark Office. É uma formalidade legal, mas é bastante fácil de provar, ainda hoje, que o logotipo é minha propriedade desde milhares de cópias do meu videoteipe foram vendidos desde 2002. No entanto, na mesma época na história Eu estava ocupado, e eu ainda sou, com o meu próprio sistema de proteção individual baseado na realidade. Eu dei para Avi permissão exclusiva para usar o logotipo em 2002 e, como um bom amigo que eu nunca iria retirar essa oferta.
         Avi tinha feito tanto por mim por me convidar a Israel para treinar a polícia israelense e militares, que era o mínimo que eu poderia fazer em troca. Eu queria ver o sistema KAPAP crescer, e ao longo da década que se espalhou por todo o mundo. Portanto, se ninguém me pediu para usar o logotipo KAPAP, e ninguém pediu a Avi Nardia sua permissão para usá-lo, em seguida, essas pessoas não estão autorizados a utilizar o logotipo. Não pedir permissão para qualquer um de nós equivale a roubo. Se um instrutor KAPAP usa um logotipo sem permissão, em seguida, deve-se também perguntar sobre sua ética, e deve tal pessoa estar ensinando publicamente?

Avi escreveu-me a pedir-me para enviar-lhe uma carta para esclarecer minha posição sobre meu logotipo KAPAP, e por isso eu decidi fazer um pouco melhor - informar todos os artistas marciais e comunidade tática.

Jim Wagner
http://www.jimwagnertraining.com/bioisrael.html

Artigo Original:
http://avinardia.com/the-kapap-logo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário